Oxum senhora das águas doces, da beleza É nome de um rio em Ijexá região da Nigéria, dado em sua homenagem.
Oxum domina os rios e as cachoeiras, atrás de uma superfície aparentemente calma podem existir fortes correntes e cavernas profundas.
Os mitos retratam Oxum com vestes exuberantes e cheias de brilho, comum ser relacionada ao Ouro, metal encontrado com abundancia até hoje em alguns lugares na África.
Sua imagem é sempre associada a maternidade, sendo comum ser invocada com a expressão “Mamãe Oxum”.
Em suas aventuras, Oxum é tanto uma brava guerreira pronta para qualquer confronto, como a frágil e sensual ninfa amorosa. Oxum é, sobretudo a Deusa do amor.
Conta um deles que, Olorun ao criar o universo esqueceu de mandar Oxum com os primeiros Orixás, resultado tudo ficou seco, sem beleza e sem vida.
Percebendo o engano tratou de enviar Oxum, que consigo trouxe as águas doce, fontes da vida e fecundidade no Aiyê (Terra).
Oxum é a própria fertilidade. Orixá da riqueza, dona do ouro, fruto das entranhas da terra. Alegre, inteligente, mulher-menina que brinca de boneca e mulher-sábia. Generosa e compassiva, nunca se enfurecendo. É a rainha que nada recusa, tudo dá.
Tem o título de Yalodê entre os povos Iorubá. Aquela que comanda as mulheres na cidade, decide os conflitos. À Oxum pertence o ventre da mulher e ao mesmo tempo controla a fecundidade. A fertilidade é sua grande força, isso se refere a tudo que precisa crescer.
É o Orixá do amor, Oxum é pura doçura e sedução. Todos querem provar do seu mel, seu encanto e para tanto, lhe agradam oferecendo as melhores iguarias da culinária, perfumes e belos artefatos, tudo para satisfazer sua vaidade.
Usa toda sua astúcia e charme extraordinário para conquistar os prazeres da vida e realizar proezas. Amante da fortuna, do esplendor e do poder, Oxum não mede esforços para alcançar seus objetivos, ainda que através de atos extremos contra quem está em seu caminho.
TEMPLO DE OXUM – RIO OSUN – SOGBO – NIGÉRIA/ AFRICA
Os Filhos de Oxum
Os filhos de Oxum são inteligentes, dengosos e espertos. Sua natureza elegante aprecia tudo que é bonito e perfumado, extremamente requintado. Trazem com eles uma beleza inigualável e não é somente físico, eles são charmosos, sensuais e carismáticos. Protetores, acolhedores e sempre dispostos a ajudar o próximo.
Agem com estratégia e determinação, que jamais desistem dos seus objetivos. Mais fácil arrancar a cabeça do que a idéia pronta.
Atrás da sua imagem doce esconde uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social.
Dão muito valor à opinião pública, detestam escândalos fazem qualquer coisa para não chocar, preferindo contornar as suas diferenças com habilidade e diplomacia.
Geralmente tem humor equilibrado em seu lado positivo, mas não pense que com tanta doçura se enganam por qualquer um. Não gostam de polêmicas e que excedam seus limites seja eles quais forem, tendem a serem conservadores.
Graça, vaidade, elegância, charme e uma certa preguiça, definem os filhos de Oxum.
No amor, os relacionamentos são intensos, detestam sentimentos rasos e superficiais, por isso só ficam com uma pessoa quando realmente vale a pena.
São dedicados e querem toda atenção quando encontram a pessoa que possam confiar.
Extremamente ciumentos e possessivos, quase sempre guardam sentimentos com assuntos que não foram resolvidos por completo.
Espiritualmente são grandes intuitivos e sensitivos para tudo que está a sua volta.
Tudo que sai da boca dos filhos de Oxum deve ser levado em conta, pois eles têm o poder da palavra, ensinando feitiços ou revelando presságios.
Saravá Oxum!
Ora Ieieô!